Akadiano
Acádio era uma língua semita falada na Mesopotâmia (atual Iraque e Síria) entre cerca de 2800 aC e 500 dC. Foi nomeado após a cidade de Akkad e apareceu pela primeira vez nos textos sumérios que datam 2.800 aC, na forma de nomes acádio.
A escrita cuneiforme acadiano foi adaptado de cuneiformes sumérios por volta de 2350 aC. Ao mesmo tempo, muitas palavras sumérias foram emprestados em acadiano, e logogramas sumérios foram dadas duas leituras sumério e acádio. Em muitas maneiras o processo de adaptação do script para o idioma sumério acadiano lembra a forma como a escrita chinesa foi adaptado para escrever japonês. Acadiano, como o japonês, foi polissilábico e utilizado uma variedade de inflexões, enquanto sumérios, como o chinês, tinha inflexões poucos.
A grande corpus de textos e fragmentos de texto acádio numeração centenas de milhares foi escavada. Eles incluem a mitologia, textos jurídicos e científicos, correspondência e assim por diante. Durante o segundo milênio aC a língua acádia desenvolvido em duas variantes, assírios e babilônicos, na Assíria e da Babilônia.
Acadiano se tornou a língua franca do antigo Oriente Próximo, mas começou a ser substituído por aramaico pelo século 8 aC. Depois disso, continuou a ser usado principalmente por estudiosos e sacerdotes e último exemplo conhecido de escrita datas acadiano do 1 º século dC.
Características notáveis
- Tipo de sistema de escrita: semanto-fonética - os símbolos consistem de fonogramas, representando sílabas faladas, determinativos, que indicam a categoria uma palavra pertencia e logogramas, que representam palavras inteiras.
- Direção da escrita: variável
- Número de símbolos: entre 200 e 400 símbolos foram utilizados para acadiano, embora em alguns textos aparecem muito mais.
- Muitos dos símbolos tinha várias pronúncias.
- Usadas para escrever: Akadiano
Alguns Cuneiformes Akadianos
Exemplo de texto