sábado, 2 de julho de 2011

Escrita Acadiana

Akadiano  

Akkdian language (lišānum akkadītum)Acádio era uma língua semita falada na Mesopotâmia (atual Iraque e Síria) entre cerca de 2800 aC e 500 dC. Foi nomeado após a cidade de Akkad e apareceu pela primeira vez nos textos sumérios que datam 2.800 aC, na forma de nomes acádio.

A escrita cuneiforme acadiano foi adaptado de cuneiformes sumérios por volta de 2350 aC. Ao mesmo tempo, muitas palavras sumérias foram emprestados em acadiano, e logogramas sumérios foram dadas duas leituras sumério e acádio. Em muitas maneiras o processo de adaptação do script para o idioma sumério acadiano lembra a forma como a escrita chinesa foi adaptado para escrever japonês. Acadiano, como o japonês, foi polissilábico e utilizado uma variedade de inflexões, enquanto sumérios, como o chinês, tinha inflexões poucos.

A grande corpus de textos e fragmentos de texto acádio numeração centenas de milhares foi escavada. Eles incluem a mitologia, textos jurídicos e científicos, correspondência e assim por diante. Durante o segundo milênio aC a língua acádia desenvolvido em duas variantes, assírios e babilônicos, na Assíria e da Babilônia.

 Acadiano se tornou a língua franca do antigo Oriente Próximo, mas começou a ser substituído por aramaico pelo século 8 aC. Depois disso, continuou a ser usado principalmente por estudiosos e sacerdotes e último exemplo conhecido de escrita datas acadiano do 1 º século dC. 


Características notáveis

  • Tipo de sistema de escrita: semanto-fonética - os símbolos consistem de fonogramas, representando sílabas faladas, determinativos, que indicam a categoria uma palavra pertencia e logogramas, que representam palavras inteiras.
  • Direção da escrita: variável
  • Número de símbolos: entre 200 e 400 símbolos foram utilizados para acadiano, embora em alguns textos aparecem muito mais.
  • Muitos dos símbolos tinha várias pronúncias.
  • Usadas para escrever: Akadiano
  • Alguns Cuneiformes Akadianos

    Some Akkadian Cuneiform glyphs

    Exemplo de texto

    Sample of Akkadian writing
     

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Rodrigo. Como está?

Tenho grande interesse pela cultura e língua suméria. Você poderia, por gentileza, deixar algum e-mail para contato?

Muito grato pela atenção.

José.

Francisco Wesley disse...

Blogs tão bons que pararam. Que pena.

Anônimo disse...

muito bom. só fiquei confuso quanto à datação. nos livros didáticos diz que a escrita suméria surgiu a 4000 antes de Cristo, ai tá dizendo a 2.800.

Unknown disse...

Olá, a Escrita Sumeria sim ha 4.000. AC. já a escrita Acadiana falada ai no texto foi por volta do ano 2.800 Ac.

Lembrando que Acadiano é uma lingua da familia Semita, já a escrita Suméria não, ela não pertece a nenhum ramo de linguas, ela surgiu sem uma lingua/escrita posterior a ela.

Márcia disse...

Olha sou professora de Bíblia e estudo o hebraico teria mais informações sobre o surgimento da língua sumérica?